segunda-feira, 8 de março de 2010

8 de março...




O homem que me ame
Deverá saber correr as cortinas da minha pele,
Achar a profundidade dos olhos meus
E conhecer o que habita em mim,
A andorinha transparente da ternura.

O homem que me ame
Não quererá me possuir como troféu de caça,
Saberá estar ao meu lado
Com o mesmo amor
Que eu estarei ao seu.

O amor do homem que me ame
Será forte como as árvores de corticeira,
Protetor e seguro como elas,
Limpo como uma manhã de dezembro.

O homem que me ame
Não duvidará do meu sorriso
Nem temerá a abundância do meu cabelo
Respeitará a tristeza, o silêncio
E com caricias tocará meu ventre como
Violão
Para que brote música e alegria
Desde o fundo do meu corpo.

O homem que me ame
Poderá encontrar em mim
A rede onde descansar
O pesado fardo de suas preocupações,
A amiga com quem compartilhar seus
Íntimos segredos
O lago onde flutuar
Sem medo de que o anel do
Compromisso
Impeça-lhe voar quando quiser
Ser pássaro.

O homem que me ame
Fará poesia com sua vida,
Construindo cada dia
Com o olhar posto no futuro.
Por sobre todas as coisas,
O homem que me ame
Deverá amar o povo
Não como uma palavra abstrata
Tirada da manga
Mas como algo real, concreto,
Ante a quem rende homenagem com
Ações
E dá a vida se for preciso.

O homem que me ame
Reconhecerá minha cara na trincheira,
De joelhos na terra me amará
Enquanto nós dois atiramos juntos
Contra o inimigo.

O amor do meu homem
Não conhecerá o medo à entrega,
Nem temerá se descobrir ante a magia
Da paixão
Numa praça cheia de multidões
Poderá gritar – te amo –
Ou fazer grafites nos altos dos
Prédios
Proclamando seu direito a sentir
O mais belo e humano dos
Sentimentos.

O amor do meu homem
Não fugirá às cozinhas,
Nem as fraldas do filho,
Será como um vento fresco
Levando-se entre nuvens de sonho e
De passado,
As debilidades que, por séculos,
Mantiveram-nos separados
Como seres de estatura diferente.

O amor do meu homem
Não quererá me rotular e nem me etiquetar
Dará para mim ar, espaço,
Alimento para crescer e ser melhor,
Como uma Revolução
Que faz de cada dia
O começo de uma nova vitória.

Gioconda Belli

Nenhum comentário: