terça-feira, 18 de março de 2008

Sistema articular..

Afinal de contas, o q eu tenho a ver com a articulação dos defuntos? Se eu quisesse estudar cadáveres provavelmente teria escolhido medicina e não psicologia. Eu vejo aqueles seres e me pergunto o que temos em comum... a anatomia diga o que quiser, mas não temos mais nada em comum.
Como seres desprovidos de qualquer subjetividade pode me ajudar no caminho que eu estou tentando traçar? Se ao menos pudéssemos compartilhar nossas histórias, saber um pouco mais um do outro... o máximo que vou saber sobre eles é o quão desnecessários eles me são agora, e eles, nem isso saberão sobre mim. Ainda não consegui entender porque estudar tanta anatomia, se aquilo que irá me tocar nas pessoas não pode ser visto, nem nomeado e, muitas vezes, nem explicado, apenas sentido.
Quando eu morrer, me enterrem! não quero que as pessoas me olhem e tenham esses mesmos pensamentos que eu tive com aqueles cadáveres. Sabe Deus pelo quê passaram, quantas vezes choraram ou sorriram, se amaram ou foram amados. Agora não sabem mais nem que têm um cheiro insuportável de formol e que seu interior, coisa que eles próprios podem ter morrido sem conhecer, agora é conhecido por completos estranhos.


*E sigo sem compreender o que a articulação cartilaginosa do pé tem a ver com a angústia de tantas possibilidades e apenas uma escolha.

Um comentário:

hilário souza disse...

apoiada companheira.
abaixo a humanização violada da anatomia.
e da desumanização na psi tbm.rsrsrs