quinta-feira, 10 de abril de 2008

Tsuru

Sabe aquelas coisinhas q se faz dobrando papel? Pois é, os origamis... tão parecidos com a vida da gente!
Tantas marcas e dobras e cortes, q vão moldando e transformando aquele quadrado perfeito do início pra chegar a esse resultado final q nem sempre sai como o esperado.
Diz um mito oriental muito antigo q se você deseja algo de todo coração e faz mil tsurus, esse desejo se realiza... se é q alguém algum dia já arriscou pra ver se é verdade, eu não imagino essa pessoa, apenas me imagino como um desses tsuru: apenas mais um perdido entre tantos outros iguais.
Enquanto eu vou dobrando e marcando o papel, o mesmo está acontecendo comigo sem q eu perceba, minha cabeça tá longe, todo meu ser tá cheio de paz, até q o origami fica pronto e eu acordo do transe.

" Avião parece passarinho
Que não sabe bater asa
Passarinho voando longe

Parece borboleta que fugiu de casa

Borboleta parece flor
Que o vento tirou pra dançar
Flor parece a gente
Pois somos semente do que ainda virá

A gente parece formiga

Lá de cima do avião

O céu parece um chão de areia

Parece descanso pra minha oração
A nuvem parece fumaça
Tem gente que acha que ela é algodão

Algodão às vezes é doce
Mas às vezes é doce não

Sonho parece verdade

Quando a gente esquece de acordar

E o dia parece metade

Quando a gente acorda e esquece de levantar
Ah ... e o mundo é perfeito

Hum ...e o mundo é perfeito
E o mundo é perfeito

Eu não pareço meu pai

Nem pareço com meu irmão

Sei que toda mãe é santa

Mas a incerteza traz inspiração..."


Tem horas em q eu me vejo perdida em meio à tantas dobras e imagino como deve tá a cabeça de quem me dobra... se a minha q só dobro papel tá como tá, fico imaginando a de quem já me dobrou tanto q nem dá mais pra saber q coisa vai formar no final.
Eu sei q no final eu terei um tsuru, mas o q eu serei no final depois de tantas marcas... as vezes acho q sou um origami pela metade, q de tão complicado q foi ficando, quem tava fazendo desistiu sem terminar pra vê no q ia se transformar, um tsuru talez. No final, nem eu sei no q vai dá.

Não sei o q desejo de todo coração, se um amor de verdade, se dinheiro e saúde e paz, ou sei lá o q mais... espero ter descoberto até completar os mil origamis!

Um comentário:

hilário souza disse...

lumaraaa.... tsuru é a coisa mais compliacada q tem no mundo. outro dia entrei num site e passei umas duas horas amassando um quadrado pra ver se saia alguma coisa. mas até q ficou bunitim o bixim. tirei ate uma foto do meu armário e publiquei no blog q tinha ele assim no fundo. eh massa, dá trabalhão, mas depois d pronto fica massa.